Pages

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bezerra de Menezes, o médico dos pobres...

Bezerra de Menezes
Natural da província do Ceará, Bezerra de Menezes nasceu em 29 de agosto de 1831. Filho de militar, foi para o Rio de Janeiro, em 1851, aos vinte anos de idade, após derrocada financeira do pai, sem posses, mas com o desejo ardente de se formar médico.
Bezerra de Menezes formou-se em medicina e dedicou-se como médico humanista, com notável trabalho de socorro a indigentes e a pessoas sem recursos. Segundo de Ramiro Gama, no livro Lindos Casos de Bezerra de Menezes, para Bezerra de Menezes o conceito de médico seria:
"O médico verdadeiro é isto: não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto... O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado e achar-se fatigado ou por ser alta à noite, mau o caminho e o tempo, ficar perto ou longe do morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro - esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura."
Ele ingreçou na política em 1860, como vereador, chegando em 1867 a deputado, em 1878 a líder do Partido Liberal e, por último, de 1878 a 1880, a presidente da Câmara Municipal.
Em encontro com o amigo Joaquim Carlos Travassos, primeiro tradutor de O Livro dos Espíritos, ele comenta sobre o livro: "Não encontrei nada que fosse estranho para o meu espírito. Entretanto, tudo aquilo era novo para mim!..."
Em 16 de agosto de 1886 declara, publicamente, a sua adesão ao Espiritismo e se filia à Federação Espírita Brasileira. Logo depois começa a escrever artigos no Jornal O País, sob o pseudônimo de Max, como forma de divulgar a doutrina espírita e responder aos constantes ataques ao Espiritismo.
Em 1895, iniciou-se uma séria crise na Federação Espírita Brasileira, entre dois grupos: "os científicos" e os "místicos", sendo Bezerra de Menezes convocado para o trabalho de harmonização, dispondo de ampla liberdade para introduzir profunda reformulação no Espiritismo brasileiro, de modo a enquadrá-lo como seu verdadeiro Consolador.
Em 11 de abril de 1900, morre Bezerra de Menezes, encerrando suas atividades no plano terrestre e as iniciando no plano espiritual.


O que Importa

Notas o desprezo.
O abandono te tortura.
Mas o que importa é tua fé.

Ouves a calúnia.
A falsidade te fere.
Mas o que importa é tua verdade.

Assistes à revolta.
A violência te atinge.
Mas o que importa é teu perdão.

Observas o orgulho.
A arrogância te machuca.
Mas o que importa é tua humildade

Reparas a inveja.
O despeito te constrange.
Mas o importa é tua paz.

O importante não é o que os outros pensam, falam ou fazem contigo.
O que realmente importa é tua atitude.
(Bezerra de Menezes)

1 comentários:

Um brasileiro disse...

ola. tudo blz? muito legal aqui. apareça por la. abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...