Pages

domingo, 3 de abril de 2011

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
Não podemos nos perder em preconceitos e atitudes discriminatórias, temos antes que tomar consciência da condição humana, com suas diferenças e semelhanças. Temos que promover inclusão... Mas lembrando que incluir não é ignorar as diferenças e achar que todos somos iguais, mas respeitar essas diferenças e fazer com que elas não se revelem assim tão importantes.
Mas para que possamos verdadeiramente pensar sobre isso, para que realmente possamos ter uma "conscientização sobre o autismo", temos que conhecer um pouco sobre ele:
O autismo é uma alteração "cerebral"/"comportamental" que afeta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.
Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo, ou seja, existem perturbações das relações afetivas com o meio.
A maioria das crianças não fala e, quando fala, é comum a ecolália (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..
O comportamento delas é constituído por atos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O termo autismo se refere ás características de isolamento e auto-concentração das crianças.
O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afetivas, bem como para responder aos estímulos do meio.
É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação á expressão das emoções.

Características comuns do autista:
* Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos,
* Parece surdo, apesar de não o ser,
* Pode começar a desenvolver a linguagem, mas repentinamente ela é completamente interrompida,
* Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,
* Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
* Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,
* Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,
* Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
* Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
* Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente, etc.

Causas:
A nível médico as causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos.

Tratamentos:
Poucos são os tratamentos atualmente existentes uma vez que os resultados são muito pequenos e morosos. Os tratamentos passam por uma estimulação constante e por um apoio constante como forma de estimular e fazer com que a criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.
Frequentemente usa-se a hipoterapia, a musicoterapia, a terapia da fala, a natação, o contato com animais, o apoio em casa e com especialistas e muitas outras abordagens. Infelizmente estas abordagens não resolvem as causas por detrás do autismo. Há que resolver as causas por detrás do autismo e para isso há que compreender quais elas são.


Beijinhos amigos...

2 comentários:

Luísa Q disse...

Bom dia Clau!

Que bom saber que você faz parte desta luta.
Tenho um sobrinho autista que este mês faz 17 anos, ele é o maior tesouro de nossa família.
Ele sempre foi uma criança muito querida e carinhosa, sempre gostou muito de abraços, beijos e apertões, e isso dificultou muito seu diagnóstico.
Seu grau é bem leve, o maior comprometimento mesmo é com a comunicação para manter diálogo.
Sou louca por ele e sinto muito sua falta, é que ele mora em Manaus e eu em Campinas.
Bem, obrigada por sua dedicação a estas crianças tão especiais e queridas.
Bom domingo.
Um forte abraço.

Iranilde Brissant disse...

Olá Clau!
Uma bela definição sobre o autismo, sabemos tão pouco, que temos mesmo que agradecer quando alguém como você, tão consciente, nos dá uma explicação tão valorosa.
Obrigada mais uma vez pelo seu carinho me enviando mais um selinho.
bjs
Iranilde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...