Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Porta temperos decorado... mais sabor à sua cozinha

porta temperos decorado espantalho

Hoje trago essa simpática casinha porta temperos. Vamos ver como fazer?

1 - prepare a peça. Lixe bem a casinha, tirando todas as irregularidades da madeira. A seguir, tire bem o pó. Deixando a peça regular e limpa.
2 - pinte-a com a técnica da pátina, que fica muito bonita. Para fazê-la é simples: dê duas demãos de tinta, num tom mais claro daquele que você usará por fim... para que faça um contraste na peça. Deixe secar bem. Após a secagem passe uma demão da tinta de tom mais escuro. Antes que seque, passe levemente uma esponja de aço, sempre no mesmo sentido.
3 - passe verniz incolor além de dar um melhor acabamento, ele ajuda na conservação da sua peça.
4 - concluída a pintura, vamos à decoração. Fiz o telhado com pinha... da forma que mostrei na postagem do poço decorativo.

porta temperos decorado espantalho telhado de pinha

5 - passe verniz no telhado também... quando estiver quase seco, suje um pouco o pincel no musgo e passe pelo telhado, isso dará uma aparência mais rústica.
6 - a prateleira de cima da casinha, será utilizada para a decoração... faça nela uma boa cobertura de musgos, cuidando para colar bem.
7 - agora é só montar... usei um espantalho de resina com as pernas de pano caídas à frente dos temperos. Aos lados, pequenos vasinhos de flores... Querendo, pode decorar também as laterais da casinha, aqui usei flores secas e sementes de guapuruvu.

porta temperos decorado espantalho telhado de pinha

Você pode usar outros modelos de casinha e trabalhar com sua criatividade...

porta temperos decorado boneco

Veja só... O modelo é um pouco diferente. Nos detalhes do telhado, sobre a pátina, fiz pequenos detalhes em relevo, o que fica bastante fácil de fazer com o auxílio de estencil. Para o relevo, usei massa corrida (aquela que se usa na construção civil mesmo!)... com a ajuda de uma espátula, dei-lhe a cor desejada ao misturá-la com a tinta.

porta temperos decorado boneco

Para a decoração segui o mesmo princípio da casinha verde... porém como o bonequinho florista é maior e a casinha menor, optei por não colocar muita informação visual naquele espaço.
É isso! Fica bastante bonito e dá um charme especial ao ambiente. Então... mão na massa!

2 comentários:

mollymell disse...

Clau, uteis e bonitas. Que mais posso dizer?
Posso dizer obrigada pelo carinho e pelas palavras doces quando me visita. Gosto de ler seus comentarios sempre scom bastante atencao.
Beijinhos,e otimo dia pra voce amanha.

Unknown disse...

oi Clau, que fofos os porta temperos! obrigada pelos comentários sempre muito carinhosos, você é um doce!!beijos Nina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...